Mais empresas optam por home office em situações adversas

Recentemente, uma segunda-feira atípica a chuva em São Paulo causou um estrago na cidade, com diversos pontos de alagamento, transporte público parado e trânsito caótico, o que impossibilitou milhares de profissionais de chegarem em suas posições de trabalho, desacelerando a economia na cidade. 

Em paralelo a esse episódio, temos acompanhado notícias do mundo todo acerca do surto de coronavírus, iniciado na China e se espalhando por outros países, até mesmo com um caso confirmado no Brasil. E quando situações de risco como essas acontecem,  empresas de todo o mundo encontram no home office o apoio necessário para continuarem funcionando. 

Empresas da Europa e Ásia,  estão investindo na prática de home office, com o coronavírus se tornando uma ameaça  imediata para todos os tipos de negócios. De Milão a Berlim e Londres, empresas em praticamente todos os setores estão refinando seus protocolos de emergência ou optando pelo trabalho remoto para tentar evitar um surto, é o que mostra o relatório do The New York Times. 

Não é a primeira vez que assistimos empresas considerarem opções de emergência ou a elaborar políticas de trabalho em casa, em casos de situações de risco. O ponto de referência histórico mais próximo para a disseminação do coronavírus é o surto de SARS em 2002 e 2003 – uma crise que levou muitas empresas a elaborarem planos de resposta a emergências nos Estados Unidos.

Também vivenciamos esse tipo de situação adversa recentemente, quando em maio de 2018, uma paralisação dos caminhoneiros, bloqueou rodovias de todo o país durante 11 dias maio, provocando um prejuízo estimado de R$ 15,9 bilhões à economia.  

E por que o home office apoia a sua empresa não apenas nessas situações? 

Os benefícios do home office são cada vez mais conhecidos: redução de custos para as empresas, aumento de produtividade e qualidade de vida dos funcionários, maior retenção e menor turn over. . 

Além disso, as empresas podem contar com a tecnologia de VDI, que por já contarem com servidores com recursos em stand by, prontos para novos usuários, de uma maneira ágil e segura. Novas máquinas virtuais são implementadas rapidamente, com todas as configurações e softwares à disposição para serem acessadas de qualquer lugar, mediante login e senha. 

Muitas empresas aderem ao home office quando a necessidade bate a porta, como nos casos que mencionamos, sem uma estrutura correta para que os funcionários trabalhem de casa com todos os recursos disponíveis no escritório. Por este motivo, não deixe que o seu modelo de home office seja implementado por urgência e sem planejamento, a [N]umbers tem a solução ideal para que  sua empresa não seja afetada em situações adversas.