Onde vai chegar o trabalho remoto em 2020? Conheça a pesquisa: State of Remote Work

Trabalhar remotamente há alguns anos era, para muitos, uma utopia. Porém, em 2020 é cada vez mais simples as pessoas conquistarem flexibilidade para trabalhar de casa e se conectarem com suas equipes de todo o mundo. 

Neste cenário, o relatório State Of Remote Work desenvolvido pela Buffer e AngelList, que reúne as principais informações e dados sobre trabalho remoto, apresenta as principais tendências que estão crescendo neste cenário. 

Essa pesquisa que já é realizada à 3 anos,  entrevistou mais de 3.500 trabalhadores remotos em todo o mundo e o principal destaque é que, ano após ano, a opinião de 98% dos trabalhadores remoto é de que gostariam de continuar trabalhando remotamente, enquanto 97% dos entrevistados disseram que recomendariam o trabalho remoto para os seus colegas.

Outros dados interessantes: 

Onde você imagina as pessoas trabalhando quando você pensa em “trabalho remoto”? Para confirmar o que imaginávamos é a própria casa! Cerca de 80% dos entrevistados nesta pesquisa disseram que o principal local de trabalho  é sim a sua casa, 3% disseram trabalhar em principalmente em cafeterias, enquanto 27% vão para cafeterias como local de trabalho secundário.

Os espaços de coworking são outra opção, embora não sejam tão populares – é o principal local de trabalho para sete por cento e a segunda opção para 12%. Porém apenas 26,5% dos entrevistados revelaram trabalhar remotamente apenas 75% do tempo, cenário parecido com  aqui no Brasil, com a prática das empresas permitirem que os funcionários trabalhem 1 ou 2 vezes na semana remotamente, com isso a flexibilidade permaneceu como o principal benefício nos últimos três anos consecutivos.  

Comunicação e colaboração nos  principais desafios

Embora existam diversas ferramentas para o trabalho remoto, a divisão da equipe entre escritório e remoto apontam que os desafios da comunicação e colaboração ainda são ineficaz.  

Neste caso, é fundamental que as empresas mantenham uma comunidade para os trabalhadores, ofereçam treinamentos e também as ferramentas de colaboração digital para todos os colaboradores da organização. Muitos colaboradores estão começando a trabalhar remotamente enquanto sua empresa permanece no escritório, por este motivo podem existir gaps de comunicação, aumentando o desafio dos times. 

Seventeen Journey Recorder da [N]umbers facilita a gestão dos colaboradores 

Como vimos acima, o trabalho remoto é uma realidade cada vez mais factível, mas e você gestor? Qual a melhor forma de analisar a comunicação dos seus liderados e melhorar a produtividade? 

Acompanhe de perto todas as atividades dos seus colaboradores, gravação de todas a interações durante as sessões de trabalho vídeo, áudio e analítico com a nossa solução Seventeen Jouney Record. Capture, análise e aplique métricas de produtividade, tudo isso 100% integrado na suíte de serviços [N]umbers! Entre em contato com nossos especialistas e conheça essa novidade. Aqui! 

Confira também o Guide to working from home publicado pela Office Arrow, com dicas para ter um home office eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *