A década de 2020 chegou ao fim trazendo um enorme impacto para diversos setores da economia, e no Brasil o cenário não foi diferente. Enquanto segmentos como o da aviação e turismo reduziram o volume de negócios, o varejo precisou se reinventar e redirecionar suas estratégias para o e-commerce, o que gerou um boom no crescimento da utilização da nuvem.
Esse cenário, como falamos no post anterior: A importância da nuvem na pandemia: o que você ainda não viu, fez com que a procura por serviços em nuvem aumentassem consideravelmente. Isso impulsionou o crescimento de 35,5% de nuvem no Brasil, segundo estimativa do relatório Global Cloud Computing Scorecard. Na América Latina, o Brasil é quem mais investe em serviços de armazenamento em nuvem, mas ainda existe um grande espaço de aproveitamento dos benefícios como a escalabilidade e alta disponibilidade que essa tecnologia oferece.
Se ainda assim a sua empresa tem dúvidas quanto ao uso desta tecnologia, trouxemos neste post 5 motivos cruciais para investir em cloud computing:
- 1 – Escalabilidade
Muitas empresas conseguiram aderir a nuvem tão rapidamente durante a pandemia por conta do seu poder de escalabilidade. Os provedores de nuvem oferecem soluções que podem ser escaláveis com agilidade e facilidade, tanto em épocas sazonais, exemplo as datas comemorativas para o comércio ou por um período urgente, como foi o caso da mudança para o home office que muitas empresas precisaram realizar às pressas, e que só foi possível obter sucesso com a nuvem.
- 2 – Segurança
Como abordamos em um recente artigo sobre segurança, a nuvem é completamente segura. Ao adotar soluções de cloud computing as regras de segurança e até mesmo as conformidades exigidas pelo governo de cada região se tornam mais fáceis e claras de serem seguidas. O uso da criptografia dos dados transmitidos e armazenados em redes se tornam menos acessíveis aos hackers ou qualquer outra pessoa mal intencionada possa visualizar.
- 3 – Agilidade
Um dos beneficios mais comentados da migração para nuvem é a agilidade, os recursos quando contratados já estão praticamente prontos para serem utilizados, sem a necessidade de instalação física. Atualmente muitos profissionais se especializaram em migração para a nuvem o que torna ainda mais ágil o processo de utilização e atualização dos recursos disponíveis.
- 4 – Economia
Claro que esse é assunto polêmico e precisa sim ser estudado, ao estimar seus custos na nuvem para não haver nenhuma surpresa na fatura. Porém o fato é que com a nuvem a sua empresa não precisa investir em hardware. A nuvem oferece serviços onlines, e você economiza com a necessidade de uma infraestrutura para o servidor físico, pensando também na economia de energia e licenças de software. Neste modelo você paga apenas pelo o espaço que os seus dados utilizam.
- 5 – Facilidade para modernização da TI
Muitas empresas sofrem para manter o seu parque tecnológico atualizado, todos os dias novas tecnologias surgem com a transformação digital e como acompanhar tantas atualizações ao adquirir hardwares? Falamos muito sobre como atualizar sistemas legados, e como a nuvem é uma dessas tecnologias que atuam para manter a sua empresa sempre atualizada, sem depreciação.
Os provedores de nuvem se atualizam quase que diariamente para entregar melhores serviços para quem opta pelos seus serviços, isso também reflete no seu retorno sobre investimentos (ROI).
Ainda na dúvida sobre investir em cloud?
Diversos provedores de cloud relataram uma intensa atividade, refletindo a reação do mercado optando por modelos on-premises ou híbridos, incorporando a nuvem nos planos de crescimento de seus negócios.
A nuvem oferece diversas modalidades de contratação e uma delas pode se encaixar perfeitamente ao seu negócio. O modelo se IaaS – Infraestrutura como Serviço é um desses, neste modelo é possível alocar recursos (memória, processamento, servidores e armazenamento) por meio da internet, disponível facilmente para a sua empresa.
Quer saber mais sobre como a [N]umbers pode apoiar o seu negócio na nuvem? Entre em contato conosco e vamos entender a sua necessidade de negócio.