A importância da nuvem na pandemia: o que você ainda não viu

Passados mais de um ano que a pandemia aterrissou no mundo e mudou completamente a nossa forma de viver, trabalhar e nos relacionarmos, a tecnologia provou mais uma vez que nasceu para revolucionar tudo à nossa volta. 

Com a nuvem não foi diferente, muitas empresas só foram capazes de continuar trabalhando a pleno vapor ao usufruir desta tecnologia, reunimos neste artigo os bastidores sobre cloud e o que você ainda não viu ou não associou a essa tecnologia. 

E-commerce impulsionado 

No Brasil durante o ano de 2020 o E-commerce cresceu 73,88% segundo dados do índice MCC-ENET. Muitas lojas virtuais já são cloud native, ou seja, já nasceram na nuvem o que torna mais fácil criar e escalar o negócio quando necessário. Outro cenário que impacta positivamente esse número foi a expansão das lojas físicas de varejo, para o mundo virtual. 

Como no caso das lojas de móveis e eletrodomésticos, que cresceram em 30% no ano passado, conforme estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se levarmos em consideração a crise econômica que o país atravessa esse é um dado bastante expressivo e prova mais uma vez que o uso da tecnologia como cloud computing é o que torna esse crescimento possível. 

Alta nos downloads de aplicativos 

Outro fato interessante, os gastos globais em iOS e Google Play Stores atingiram US $112 bilhões em 2020, com crescimento de 25% ano após ano. E mais uma vez presenciamos o impacto da nuvem neste mercado. 

As pessoas passaram a fazer mais atividades através de aplicativos, seja trabalhar, estudar, malhar, se comunicar com a família, consultas online, serviços bancários, enfim, tudo pode ser feito através de um mobile phone e assim a economia é impulsionada mais uma vez, movimentando todo o ecossistema de negócios. 

Claro que os jogos em aplicativos móveis estão a frente desse crescimento, em 2020 esse setor bateu um novo recorde global. Os jogos no Google Play apresentaram um crescimento de 30% no número de downloads, dados revelados no relatório da App Annie

Diversos desses aplicativos  já são construídos diretamente na nuvem ou utilizam um provedor para trabalharem. Lembrando que a nuvem é composta por diversos recursos de computação, desde os próprios computadores ou instâncias,  redes, armazenamento, bancos de dados e o entre outros componentes necessários para que essas aplicações funcionem. 

Ou seja, tudo o que normalmente é necessário para montar o equivalente a uma infraestrutura tecnológica física, ou mesmo um data center completo, estará pronto para ser utilizado, configurado e executado só que na nuvem. 

E qual a importância da nuvem no pós-pandemia? 

Se durante a pandemia a nuvem foi a tecnologia essencial para 93% dos negócios globais, segundo estatísticas da NTT  é quase impossível pensar que no pós será diferente. Uma vez que as empresas alcançam a tão esperada transformação digital ao adotarem a nuvem, manter o uso desta tecnologia no pós-pandemia fará com que o seu negócio esteja muito preparado para o que está por vir. 

As soluções de cloud computing e home office oferecidas pela [N]umbers trazem a segurança necessária para manter o seu negócio em pleno funcionamento e ainda possibilita que a sua empresa possa crescer e conquistar novos negócios. Fale com nossos especialistas e entenda como a transformação digital pode tornar a sua empresa ainda mais competitiva. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *