VDI ou VPN? Entenda as diferenças e escolha o melhor acesso remoto para a sua empresa

Com o boom do trabalho remoto em que estamos vivendo, temos cada vez mais reuniões virtuais, ponto-eletrônico via aplicativos, diversas conferências seja com clientes ou fornecedores e tudo isso sem sair de casa.
Com tantas novidades e novas tecnologias, muitas dúvidas sobre as possibilidades de acesso remoto também surgem, por isso escolhemos duas soluções diferentes de acesso remoto: VDI – Virtual Desktop Infrastructure e VPN – Rede Virtual Privada, para explicar a diferença e para que a sua empresa possa escolher o modelo ideal de trabalho à distancia. 
Por que pensar na escolha da solução é fundamental?
Antes de entrarmos nos detalhes destas soluções, é preciso lembrar os motivos que levam as empresas que migram para o trabalho remoto repensarem a estratégia de seus acessos.
Algumas áreas mesmo que remotos ainda precisam se conectar com segurança aos aplicativos e sistemas de gestão de negócios, como finanças, jurídico, viagens, contabilidade e outros conteúdos e serviços que não necessariamente estão disponíveis em uma nuvem pública.
Conforme o número de colaboradores que atuam como home office cresce, a necessidade de acesso econômico e seguro a partir de uma conexão à Internet doméstica é essencial. E para que a produtividade da empresa não sofra impactos negativos, esse acesso às informações precisa ser uma boa experiência para o usuário e muito seguro para a empresa.
O que é uma VPN?
Uma rede virtual privada (VPN) é uma tecnologia que permite que os dispositivos do usuário se conectem com segurança a uma rede corporativa a partir de locais remotos com uma conexão à Internet.
Essa tecnologia geralmente é restrita a laptops e fornece acesso a recursos de rede, como pastas e impressoras compartilhadas remotamente, por meio de uma conexão segura.
Os usuários precisarão instalar um aplicativo ou ter uma configuração de conexão em seus dispositivos, portanto, isso exigirá assistência da equipe de TI ou do provedor de serviços de TI. 
E o que é VDI?
A Virtual Desktop Infrastructure (VDI) fornece acesso remoto a uma área de trabalho virtual a um servidor centralizado, o que significa que todos os usuários obtêm acesso exatamente aos mesmos aplicativos, conforme fornecido por um administrador.
Com o VDI, cada usuário terá seu próprio sistema dedicado, nesse cenário, há máquinas virtuais separadas sendo hospedadas em um servidor único (ou múltiplo) com recursos dedicados para cada máquina, o que pode melhorar a segurança e o desempenho.
 Quais são as principais diferenças entre VPN e VDI?
 VPN
Ao usar uma VPN, o aplicativo no dispositivo cliente (por exemplo, PC ou Mac) estabelece uma conexão segura e cria um túnel entre o dispositivo e a rede corporativa.
O dispositivo do usuário final se comporta como se estivesse no escritório. Todos os aplicativos e serviços oferecidos podem enviar dados com segurança pelo túnel criptografado, o processamento é feito na máquina do usuário, ao contrário do VDI.
VDI
Ao usar o VDI, todos os usuários têm sua própria estação dedicada que eles podem personalizar, embora o administrador possa definir políticas para decidir o que pode ser modificado e o que é uniforme entre os diferentes sistemas virtuais.
Os usuários terão um ambiente familiar para se conectar e como os recursos são definidos e completamente dedicados a cada máquina, isso significa que cada máquina trabalha independentemente das outras, o que pode ser importante para ambientes altamente regulamentados ou seguros. 
Prós e contras do software de acesso remoto
Desempenho
A experiência do usuário geralmente é mais rápida em uma solução VDI, porque os recursos são compartimentados e ajustáveis ​​para cada usuário. Isso proporciona uma experiência mais rápida ao usar o sistema.
As conexões VPN dependem do hardware do usuário e da velocidade da conexão, portanto, o envio de grandes quantidades de dados pode ser lento devido à criptografia necessária.
Hardware do Usuário
Como todo o processamento está sendo feito no lado do servidor, o hardware do usuário final não é tão importante com o VDI, essas soluções fornecem acesso para Mac ou  Windows e, em alguns casos, dispositivos iPhone e Android.
Enquanto para VPNs, o hardware do usuário é mais importante, pois o processamento é feito nesses dispositivos.
 Segurança
Com VDI várias camadas de segurança podem ser configuradas para impedir que os dados saiam da rede corporativa.
As conexões VPN protegem os dados em trânsito; no entanto, os dados ainda podem ser movidos para qualquer dispositivo que o funcionário deseje; portanto, devem ser tomadas medidas extras para proteger contra a dispersão remota de dados.
Como escolher a melhor solução?  
Cada empresa possui requisitos diferentes que precisam ser levados em consideração, por isso antes de decidir é preciso o apoio de profissionais especializados .
Se você estiver considerando alguma dessas soluções, faça uma análise inicial das necessidades da sua empresa e se quiser saber mais sobre o tema ou sobre mais soluções para o trabalho remoto, entre em contato conosco e agende uma conversa com nossos especialistas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *