A próxima Black Friday está chegando, evento que visa oferecer grandes descontos em compras de diversos setores, e que acontece há mais de 10 anos, sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Esta data, que ficou conhecida nos EUA como o inicio das compras natalícias, se espalhou por diversos países e movimenta o mercado do varejo.
Com o grande aumento das vendas online, ainda impactado pela pandemia, segundo o Instituto Propague o e-commerce vem crescendo 24% no faturamento anual e com a alta expectativa para a Black Friday de 2021, as empresas de comercio online recorrem a nuvem como protagonista para que essas vendas sejam realizadas com qualidade.
Os principais desafios tecnológicos na Black Friday
Estabilidade, Velocidade no Carregamento e Usabilidade, foram os principais desafios enfrentados pelos e-commerces durante a Black Friday do ano passado, segundo estudo realizado pela agência R/GA, com e-commerces (nas versões mobile e desktop) no Brasil entre 20 e 30 de novembro de 2020.
Além da estabilidade e velocidade de carregamento, o que chama a atenção no estudo, é que ainda nenhum site oferecia o recurso de busca por imagem ou por voz e poucos permitem a funcionalidade de comparação de preços, e que ainda um terço dos sites não ofereciam chatbot.
Por que a nuvem é a principal aliada do e-commerce?
De fato, a nuvem surgiu indiretamente da necessidade de atender a escalabilidade de empresas, principalmente em datas sazonais. Porém, a sua facilidade de escalabilidade sob demanda, a segurança ofertada na hora das transações e a agilidade que essa tecnologia oferece, são os grandes destaques deste sucesso.
A computação em nuvem conta com o benefício da elasticidade, e o que isso significa? É possível expandir a sua capacidade computacional, infraestrutura de processamento e demanda de acesso, conforme a sua necessidade.
Com a sua capacidade de elasticidade solucionar problemas de disponibilidade, velocidade no carregamento e também de usabilidade tornam a nuvem a tecnologia protagonista também nestas datas.
Os recursos oferecidos pela nuvem, permitem que o e-commerce possa expandir sua capacidade e assim receber um maior número de visitantes em seus sites, tudo isso sem precisar manter a infraestrutura pós Black Friday, tendo em vista que a contratação da nuvem pode ser sob-demanda.
Benefícios da elasticidade:
- Quando o volume de acessos ao seu site cresce, é possivel evitar que ele caia, ou seja, fique indisponivel de uma forma inesperada;
- A sua empresa economiza, já que não há necessidade de manter servidores muito potentes quando não há tráfego compatível;
- Poupa tempo com monitoramento e administração de servidores;
Prepare seu e-commerce para qualquer inconveniente tecnológico
Claro que a sua empresa não quer deixar de lucrar em uma das datas mais importantes do comercio eletrônico do mundo, por isso estar preparado para qualquer surpresa é fundamental. Escolha um provedor de cloud que o suporte e consiga prover ajustes de forma eficiente e rápida.