ELLEVEN CENTER: INOVAÇÃO NA GESTÃO DE MÚLTIPLAS PLATAFORMAS VDIS

Toda máquina virtual – também conhecida como VDI, de Virtual Desktop Infrastructure, ou VM, de Virtual Machine – funciona com um software hypervisor por trás: uma tecnologia desenvolvida especialmente para dividir e configurar o servidor principal em vários outros servidores ou VDIs. Algumas das soluções de hypervisor mais conhecidas no mercado são o Hyper V da Microsoft, o XenServer da Citrix, o ESX da VMware e o Acropolis da Nutanix.
No entanto, esses softwares de diferentes empresas não conversam entre si. Cada um tem um sistema operacional específico, o que dificulta a gestão de várias VDIs que utilizem hypervisors concorrentes. Outra questão é que, originalmente, os sistemas de gerenciamento dos hypervisors foram criados para virtualizar servidores e têm front ends desenhados para este fim, o que atrapalha o controle de múltiplas máquinas virtuais.
Após estudarmos esse cenário e detectarmos algumas dificuldades no nosso dia a dia na Elleven, decidimos lançar um produto que atendesse essa demanda. Foram meses de pesquisa e desenvolvimento até criarmos uma plataforma completa que integra todos os hypervisors, centraliza a gestão das VDIs e oferece relatórios de performance. Inédita no mercado, essa nova ferramenta permite que gestores conectem as diferentes soluções de hypervisors e gerenciem as máquinas virtuais em uma única tela, com interface moderna e intuitiva.
Esse é o Elleven Center, o novo produto da Elleven, que já está rodando em projetos pilotos com alguns de nossos clientes e será lançado e apresentado oficialmente durante o Elleven Day. Anote na agenda: 15 de agosto, em São Paulo.
Elleven Center Sistema pioneiro para gestão de múltiplas plataformas VDIs

PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DO ELLEVEN CENTER

  • Criação de máquinas virtuais do zero
  • Operação de todas as máquinas virtuais, mesmo quando instaladas em diferentes hypervisors
  • Integração de diferentes hypervisors em um ambiente homogêneo com front end único
  • Análise do espaço e do recurso disponível, somando todos os servidores, para escolher onde instalar novas máquinas
  • Teste de performance IOPS (input/output operations per second) para diagnóstico de lentidão
  • Relatório da saúde do servidor e possibilidade de migração de máquinas virtuais para outro servidor em tempo real – dentro do mesmo hypervisor, se ele permitir
  • Cadastro de serviços do Windows e instalação/desinstalação remota
  • Execução power shell remota sem a necessidade de solicitar permissão para o usuário

x

DETALHES OPERACIONAIS DO ELLEVEN CENTER

Imagine que sua empresa contratou 50% das máquinas virtuais de um provedor X, 40% de um provedor Y e 10% em um provedor Z. Cada fornecedor disponibiliza um sistema de gestão diferente, o que significa que a alocação de novas máquinas virtuais ou a liberação de mais memória e processamento, por exemplo, será feita em sistemas separados. Se a sua empresa tem 15 VDIs, será trabalhoso operar três sistemas diferentes. Agora imagine se estamos falando de uma empresa com mil VDIs em call center e 500 VDIs em back office?
Elleven Center Sistema pioneiro para gestão de múltiplas plataformas VDIs
Ao conectar os hypervisors no Elleven Center, é possível visualizar todas as VDIs no mesmo painel, ver em qual máquina física cada uma delas está alocada e filtrar as VDIs por operação ou servidor. Além disso, dá para acessar as configurações da máquina, como IP e DNS, ver se o usuário está logado, verificar o espaço em disco no HD interno e o Windows utilizado. A partir dessa análise de operação e desempenho, o sistema possibilita a criação de novos desktops virtuais, a liberação de mais memória e o controle remoto total das VDIs.
O acesso à plataforma é feito por meio do browser. Não é necessário instalar aplicativos no celular, tablet ou computador. Basta logar com usuário e senha. Uma das principais funcionalidades do Elleven Center é a possibilidade de otimizar a divisão das novas máquinas entre os servidores. Por exemplo: se a empresa precisa de 10 novos desktops virtuais, o Elleven Center verifica todos os servidores e aloca as novas máquinas de acordo com o espaço disponível. Além disso, antes de confirmar essa operação, a ferramenta também oferece uma previsão de como ficará o sistema após a adição das novas VMs.
Outro recurso da plataforma é gerar relatórios da saúde dos servidores cadastrados, considerando memória, processamento e disco. Esses dados facilitam a análise do estado do ambiente virtual – se crítico ou não – e a antecipação de possíveis problemas. Assim, fica mais fácil identificar os servidores sobrecarregados e, consequentemente, mais lentos, e realocar as máquinas virtuais para equilibrar o sistema. Essa gestão também é feita online e em tempo real.

ELLEVEN DAY

Participe de um evento único de tecnologia para conhecer as últimas tendências em tecnologia para virtualização de servidores e desktops. Os palestrantes apresentarão soluções corporativas e nossa equipe lançará o Elleven Center, uma ferramenta inovadora, completa e inédita no mercado para gestão de múltiplas VDIs em diferentes hypervisors.
Elleven Day
Data: 15 de agosto de 2018
Local: Spaces Vila Olímpia – São Paulo – SP

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa política de privacidade. Conheça nossa política de privacidade.