Virtualização de Desktops: 5 Conceitos para simplificar VDI

A virtualização de desktops já é uma realidade em muitas empresas. Ao hospedar seus programas e dados em um servidor com acesso online, as companhias garantem que as informações fiquem protegidas contra perda ou vazamento, economizam na manutenção dos computadores e na compra de licenças de programas, e possibilitam mobilidade para seus colaboradores.
Apesar de ser um termo bastante utilizado pelas empresas, muitas ainda desconhecem todas as funcionalidades que a implementação de VDI traz para a operação. Com base nas principais dúvidas que ouvimos dos executivos, separamos 5 conceitos para entender VDI de forma fácil – o que é, como funciona e suas principais vantagens.

VDI É UMA MÁQUINA VIRTUAL

Na prática, o termo complicado, que significa Virtual Desktop Infrastructure em inglês, pode ser traduzido para máquina virtual ou até mesmo computador virtual. Isso significa que a empresa hospeda os desktops dentro de um servidor, que por sua vez fica dentro de um data center.
Se antes o usuário rodava os programas e as aplicações dentro de um desktop ou notebook físico, com a VDI ele transforma o computador ou qualquer outro dispositivo, como celular, tablet, raspberry pi e até televisão, em uma simples máquina de acesso que transmite o processamento dos programas e aplicações, que acontecem em tempo real lá no servidor. Ou seja, o dispositivo vira uma tela e funciona somente como uma ponte entre o usuário e a máquina virtual (VDI).
Virtualização de desktops

VDI FUNCIONA NA NUVEM

Virtualização de desktops
Virtualizar os desktops de uma empresa significa hospedar todos os programas, aplicações e dados em um servidor, sendo que o acesso a esse conteúdo é feito online por meio de um usuário e senha. Dessa forma, programas como SAP, Adobe, AutoCAD ou pacotes Office, por exemplo, são processados na nuvem, fazendo com que o computador não precise ter muitos recursos de memória RAM, HD e processador para funcionar. Essa é uma das grandes vantagens da VDI: a solução não só armazena como também processa os dados.
Isso significa que o clique do mouse apenas gera uma solicitação para abrir e editar conteúdos hospedados na nuvem, mas a VDI é responsável por processar esse pedido e entregar o resultado no dispositivo de acesso. O computador ou celular se transforma em uma simples tela de transmissão e sequer precisa ter os programas instalados localmente. Afinal, é no servidor que todo o trabalho acontece.

VDI É MAIS SEGURO DO QUE COMPUTADOR FÍSICO

O servidor que hospeda a máquina virtual é protegido por várias camadas de segurança que não são comuns nos desktops físicos. Dispositivos como firewall, validação com usuário e senha e até mesmo biometria garantem a confidencialidade dos dados e protegem contra invasões de terceiros. Caso o computador ou dispositivo móvel de acesso seja roubado, os dados estão seguros na nuvem sem que nenhum terceiro tenha acesso àquele conteúdo.
Os logins dos colaboradores são monitorados em tempo real, podendo ser suspensos a qualquer momento. Além disso, é possível impedir que arquivos sejam copiados do servidor para o dispositivo de acesso (computador, tablet, celular etc.), sendo impossível salvar arquivos confidenciais em pen drives ou HDs externos. E, se um colaborador enviar um arquivo por e-mail, essa operação também é rastreada.
Virtualização de desktops
Um dado importante é que, ao inserir os dados de login e senha nos dispositivos de acesso, o usuário não acessa automaticamente a rede da empresa hospedada no servidor. Por segurança, a autenticação dessas credenciais acontece fora dos servidores e, uma vez criptografadas, voltam para o dispositivo de acesso e estabelecem a conexão entre o usuário e a rede. Todas essas etapas acontecem nos bastidores em uma fração de segundo.
O acesso aos servidores físicos é rigorosamente controlado e a infraestrutura do espaço de armazenamento é planejada para o servidor nunca ficar fora do ar. O prédio é construído com tecnologia contra incêndio, o que inclui piso elevado e extintores com pó químico seco, abastecido por duas concessionárias de energia e vários geradores, além de contar com três operadoras de internet. Ou seja, a proteção sempre será maior do que o escritório da sua empresa.
Virtualização de desktops

VDI FUNCIONA COM INTERNET BÁSICA

Como a navegação na VDI é virtual, não é necessário contratar uma internet potente para o escritório. Uma internet estável de apenas 1MB, por exemplo, já garante que o dispositivo de acesso se conecte com o servidor. Além disso, se a internet da operadora oscilar, o usuário não perde o trabalho que estava realizando. Isso acontece porque as edições são processadas na máquina virtual, que continua com o sinal estável. Quando a conexão for reestabelecida, o usuário retoma o trabalho na mesma tela em que parou.
Virtualização de desktops

VDI É MAIS ÁGIL E ECONÔMICO DO QUE UM DESKTOP FÍSICO

Vamos supor que sua empresa tenha mil computadores, cada um destinado a um funcionário. A cada nova atualização do Windows, será necessário atualizar todas as máquinas uma a uma. Já na VDI, o processo de atualização é virtual, replicado em cadeia e, por isso, muito mais rápido.
Outra vantagem é a flexibilidade de customizar a capacidade de processamento: quando há necessidade de aumentar a memória, o processador ou o HD, basta fazer a solicitação no servidor. Isso garante que as máquinas físicas não fiquem ultrapassadas, e os recursos sejam otimizados para as funções que realmente precisam ser realizadas.
Virtualização de desktops
Em geral, empresas que operam com desktops tradicionais apresentam um alto número de máquinas e licenças ociosas, seja por eventuais dispensas de colaboradores ou por escalas de trabalho. O fato é que dificilmente encontramos um cenário com 100% das máquinas operando o tempo todo. Com VDI, as máquinas virtuais e as licenças de programas são contratadas pelo pico de uso, evitando desperdícios e gerando uma economia significativa de custos.
Imagens: Pixabay e Pexels
Converse com especialista

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa política de privacidade. Conheça nossa política de privacidade.